terça-feira, 27 de setembro de 2011

O QUE SÃO OS TELÔMEROS




Graças a descoberta de três cientistas de universidades americanas (Elizabeth H. Blackman, Carol e Jack W. Szostak), o grande mistério da Biologia Celular foi desvendado: Como as extremidades dos cromossomos são preservadas nas sucessivas divisões celulares. Essas descobertas são muito importantes para a terapêutica do câncer, pois abrem um novo caminho para a criação de medicamentos que inibam a ação da telomerase e, assim, destruir as células cancerígenas contribuindo também para retardar o envelhecimento e compreender certas doenças geneticamente transmitidas.



Com isto a medicina deu um salto importantíssimo para a terapêutica do câncer dando aos cientistas o Prêmio Nobel de Medicina em 2009. A descoberta da composição do material genético foi descoberta em 1950. Posteriormente, descobriu-se como ele duplicava, mais havia ainda um problema: Não se sabia como era produzida e copiada as pontas destas moléculas durante o processo de duplicação das células e estes cientistas foram os responsáveis pela descoberta da estrutura dos telômeros e chegaram a conclusão de que quando a célula se divide, o telômero encurta, porém, volta a crescer; e foi Carol Castro quem descobriu que a enzima faz com que o mesmo cresça.

Em termos celulares, o material genético está contido nos cromossomos, que são moléculas lineares compridas e enroladas, cujas pontas são os telômeros. A telomerase é a enzima que aumenta a expectativa de vida dos telômeros nas divisões celulares. Sem essa proteção, há perda de telômero e a célula envelhece até morrer.

Fonte: Revista Science





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeceria se você deixasse sua mensagem.

Related Posts with Thumbnails