segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Maquiagem Egícia: Proteção do Sistema Imunológico


sacerdotisasdalua.com

Maquiagem Egípcia: Proteção do Sistema Imunológico



A maioria das pessoas não sabem que a maquiagem pesada e exibicionista usada pelos egípcios entre os anos 51 a 30 a.C, tinham uma finalidade: Ativar o sistema imunológico que combate invasores protegendo os olhos de infecções. O Coordenador do estudo, Phelippe Walter, do Centro de Pesquisas e Restauração do Museu de Paris. A presença do chumbo e do uso medicinal foi desenvolvida pelas tecnologias ancestrais desenvolvidas para aplicação na saúde e na estética. O mais importante, contudo, são considerar que certos fármacos eram utilizados para este fim como moléculas orgânicas vindas de plantas e animais.

Sabe-se que óleos feitos a partir da gordura de patos e gansos eram usados como protetor solar e cremes serviam para fazer a pintura preta em volta dos olhos, capaz de diminuir a incidência de luz do sol.

Do ponto de vista místico, acreditava-se que os deuses Horus e Ra protegiam de infecções os olhos daqueles que usavam pinturas. Um estudo recém-divulgado por pesquisadores franceses detalha como a maquiagem servia de escudo para os olhos de nobres e trabalhadores.

Embora já soubessem da presença do chumbo e do uso medicinal da maquiagem, os cientistas não conseguem explicar como uma tinta que contém um metal tóxico podia fazer bem aos egípcios.

Depois de analisar 52 amostras de potes usados para guardar pós e cremes faciais datados de quatro mil anos e preservados no Museu de Louvre, em Paris, pesquisadores encontraram quatro diferentes substâncias à base de chumbo, como a laurionita, com a ajuda de microscópios eletrônicos e aparelhos de raio X. Nos testes, esses elementos aumentaram a produção de óxido nítrico em mais de 240% em uma cultura de células de pele, preparada especialmente para o estudo.

Naquela época não havia antibióticos, por isso, os benefícios do uso do chumbo compensavam os riscos. Bactérias eram abundantes nas águas paradas que o rio Nilo deixava antes de sua cheia. Por este motivo, os egípcios usavam seus cosméticos para prevenir ou trata infecções oculares.

A produção de cosméticos e medicamentos não era, contudo, exclusividade dos egípcios antigos. Há textos descrevendo receitas para tratamento destas infecções e informações sobre o uso de maquiagem que protegiam os habitantes de Roma e da Grécia Antiga.

Walter, porém, ressalta que o caso do Egito é o primeiro exemplo conhecido de produção em larga escala.

Pesquisadores atuais buscam novas idéias e partir destes minerais usados durante milhares de anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeceria se você deixasse sua mensagem.

Related Posts with Thumbnails